A Constituição Federal de 1988, a Resolução nº 4/2009 do Conselho Nacional de Educação e as Leis: Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015); Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996); e Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica asseguram o direito ao PEI
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Integrar não significa incluir, não basta estar na escola, é preciso a aplicação do ensino adequado. Créditos da imagem: Leandro Santiago |
Vejamos alguns marcos relevantes:
Garante o direito à educação para todos, sem discriminação. Artigo 208, inciso III, destaca que é dever do Estado "oferecer educação especial, preferencialmente na rede regular de ensino".
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015)
Estabelece direitos e garantias para pessoas com deficiência e promove a inclusão. Em particular, o Artigo 28 prevê o direito a um "plano educacional individualizado" para alunos com deficiência.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996)
Embora não mencione diretamente o PEI, a LDB estabelece a educação especial como parte da educação básica e a necessidade de adaptação do currículo e do processo educativo às necessidades dos alunos.
Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
Orienta a implementação de práticas educacionais inclusivas, incluindo a elaboração de planos personalizados para atender às necessidades específicas dos alunos.
Resolução nº 4/2009 do Conselho Nacional de Educação
Define diretrizes para a educação especial e a necessidade de um atendimento educacional especializado, o que pode incluir o desenvolvimento de planos educacionais individuais.
Em resumo, o PEI não é um termo técnico universalmente definido na legislação brasileira, mas o conceito é amplamente reconhecido e implementado através da prática de educação inclusiva e das leis que garantem o direito à educação de qualidade para todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais. Devendo ser respeitado e assegurado às pessoas com necessidades especiais.
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