Dificuldades para aprendizagem surgem em diversas fases da vida e contextos variados, não apenas na fase infantil
Por Ariella Dias - psicopedagoga e terapeuta ABA
A Psicopedagogia é uma ciência aplicada que alia a Psicologia à Pedagogia, duas ciências distintas que são voltadas para o desenvolvimento cognitivo do ser humano. A Psicologia direcionada aos processos mentais e ao comportamento humano, e a Pedagogia à aprendizagem.
A junção de ambas envolve a investigação para a intervenção nos processos de superação das dificuldades para os estudos, não sendo uma indicação específica para crianças, mas também para adolescentes e adultos de todas as idades. E, inclusive, independente de apresentarem qualquer transtorno.
Segundo a psicopedagoga Camila Vargas e a professora Rita Tuchinski, que realizaram o estudo científico intitulado psicopedagogia e seu auxílio aos indivíduos que estudam para concurso público, é fundamental o apoio profissional para a compreensão do processo de aprendizagem individual.
A Lei federal 557 de 2013, que estabelece a obrigatoriedade dos profissionais de psicopedagogia e psicologia na equipe de especialistas das escolas públicas, é um exemplo da realidade na Educação.
A atenção psicopedagógica é essencial em todas as etapas do processo de aprendizagem, tanto que algumas empresas já vêm adotando a contratação desses profissionais para auxiliar no apoio à capacitação das suas equipes.
O que percebemos é que nesta era da informação, o sentido por trás daquilo que fazemos se tornou obrigatório. Isso porque motiva e promove a energia necessária para as construções de vida.
Logo, o apoio psicopedagógico é um suporte nesta jornada, pois traz soluções, cria métodos e estabelece metas para os objetivos, evitando o desperdício de tempo e energia, além de fazer render o desempenho pessoal.
É cada vez mais comum as pessoas com potencialidades não terem foco para alcançar aquilo que almejam. Muitas vezes estão cheias de planos, mas não consideram neles os desafios da realidade, e esquecem que todas as estratégias não podem ignorar os obstáculos.
Por isso, fica mais do que clara a necessidade do amparo psicopedagógico em todas as esferas públicas, da escolar à profissional, independente de os indivíduos terem ou não algum transtorno, pois refere-se ao cuidado psicológico junto ao técnico educativo, não sendo caminhos distintos e sim ferramentas pedagógicas para o alcance de objetivos.
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